Macarrão com Molho de Couve-Flor Gratinado – Uma Receita Imperdível

Macarrão com Molho de Couve-Flor Gratinado – Uma Receita Imperdível
Imagem Freepik/Divulgação

Olá, meus queridos, hoje eu trouxe uma receita de dar água na boca, viu? Sabe, eu sempre adoro inventar e testar combinações diferentes na cozinha para deixar nossos pratos ainda melhores. Que receita surpresa trago para vocês hoje: Macarrão com Molho de Couve-Flor Gratinado!

Hmm, só de falar já sinto o cheirinho vindo da cozinha. Esta é uma das nossas receitas cuidadosamente preparadas onde o amor e o sabor explodem na boca desde a primeira dentada.

Ingredientes Macarrão com Molho de Couve-Flor:

  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 folhas de louro
  • 4 ramos de tomilho-limão
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • ½ couve-flor grande (cerca de 400 g)
  • 4 xícaras (chá) de macarrão do tipo rigatoni (cerca de 300 g)
  • 1 xícara (chá) de queijo minas padrão ralado grosso
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • Por fim, sal a gosto

Modo de Preparo Macarrão com Molho de Couve-Flor:

  1. vamos começar a preparar essa delícia juntos? Olha só, pegue a couve-flor, tire as folhinhas e corte ela em fatias de 2 centímetros, tá? Com o talinho e tudo, viu? Não precisa se preocupar muito com o corte, não, porque depois a gente vai cozinhar e bater tudo no liquidificador. Aí, põe os pedacinhos numa tigela, dá uma lavadinha e deixa a água escorrer na peneira enquanto a gente cuida do resto.
  2. Agora, pega a cebolinha, descasca e corta em meias-luas bem fininhas. E o alho, descasca e corta em pedacinhos fininhos também.
  3. Contudo, pega uma panelona, coloca a couve-flor, a cebola e o alho lá dentro. Aí, cobre tudo com o leitinho, joga o louro e o tomilho, e tempera com um pouquinho de sal e noz-moscada, só um toquinho, viu? Leva pro fogo médio, deixa a tampa só um pouquinho aberta, e deixa cozinhando uns 10 minutinhos até ferver. Logo depois abaixa o fogo e deixa cozinhar mais uns 10 minutos, até a couve-flor ficar bem molinha. Espeta um garfinho pra conferir, tá?
  4. Então, agora, com jeitinho, tira o louro e o tomilho, e bota a couve-flor com o leitinho no liquidificador. Bate até virar um molho bem lisinho e cremoso. Dá uma provadinha e coloca mais sal, se precisar. Aí, é só reservar.

Levar ao forno pra pré-aquecer a 200 ºC

  1. Então agora, já quase lá! Ligue o forno pra pré-aquecer a 200 ºC, tá? E vamos untar um refratário, aqueles pratinhos de vidro que vão no forno, com um pouquinho de manteiga. Por fim, ele pode ter uns 30 cm por 20 cm, ou ser do tamanho que você tiver aí.
  2. Por fim, põe uma panela grande no fogo, com uns 3 litros de água, e deixa ferver bem. Aí mistura um tantinho de sal, uns 1½ colher de sopa mais ou menos, e joga o macarrão lá dentro. Deixa cozinhando uns 5 minutinhos a menos do que diz na embalagem, tá? O macarrão ainda vai terminar de cozinhar no forno. Enquanto isso, a gente faz a coberturinha.

Cozimento do Macarrão

  1. Em conclusão, guarda um pouquinho da água do cozimento do macarrão, tipo 1 xícara mais ou menos, e escorre o macarrão. Volta ele pra panela (sem água dessa vez), mistura com o molho de couve-flor bem delicadamente, e vai colocando um tiquinho daquela água do cozimento pra deixar o molho mais soltinho. Além disso, a gente vai precisar de uns ½ copinho, pelo menos, porque o molho vai engrossar um pouquinho no forno, tá? Se já tiver cremosinho, o macarrão pode ficar seco. E pra finalizar, joga o queijinho ralado e põe tudo num refratário.
  2. Enfim, agora é hora da farofinha! Aí é só levar pro forno por uns 15 minutinhos pra ficar douradinho em cima. Quando sair do forno, você pode servir com tomatinhos grelhados, umas folhinhas de radicchio, umas nozes e um pouco de salsinha. Ai, meus amores, que coisa boa que fica! Agora é só chamar a família toda pra se deliciar com esse prato maravilhoso que a vovó Palmirinha preparou com tanto carinho. Aproveitem!”

Veja também

Descubra o Segredo para um Creme de Espinafre Perfeito

Delicioso Bolo Mesclado: A receita que vai surpreender seus convidados

Os Segredos da Tortinha de Limão com Merengue e Surpreenda o Paladar

Uma delícia italiana com sabor brasileiro: conheça Bife à Parmegiana Delicioso

Receita de Cookies Fit: Delícias Saudáveis para Saciar sua Vontade de Doce